Revista Rua

2021-04-23T15:09:39+01:00 Cultura, Outras Artes

Taguspark homenageia Nelson Mandela com escultura

Na escultura observamos Mandela, ao mesmo tempo que nos observamos a nós.
©D.R.
Redação23 Abril, 2021
Taguspark homenageia Nelson Mandela com escultura
Na escultura observamos Mandela, ao mesmo tempo que nos observamos a nós.

Foi inaugurado no Taguspark o busto de Nelson Mandela. A escultura, de madeira e poliéster revestida a aço inox cromado/espelhado, é uma homenagem a esta figura marcante da história mundial e na defesa dos direitos humanos, da liberdade e da democracia. O busto, da autoria de Clo Bourgard, pode ser visitado todos os dias na Praça Nelson Mandela, junto ao Núcleo Central, e já faz parte do roteiro de arte urbana do Taguspark.

A escultura é uma homenagem artística ao contributo fundamental de Nelson Mandela na defesa da liberdade. Na escultura, uma enorme cabeça espelhada com dois metros de altura ergue-se do chão como se de uma ‘voz capturada’ se tratasse, declarando aos céus um princípio fundamental – O Homem é um Ser livre!

“Em 2019 fiz uma viagem à África do Sul, onde tive o privilégio de conhecer um pouco da cultura sul-africana e a sua ligação histórica intrínseca a Nelson Mandela. Chamou-me à atenção os telhados feitos em chapa metálica das favelas tribais fora das grandes cidades, designadas Shanty Town, que ao longe davam um efeito visual absolutamente incrível. Havia uma ansiedade intelectual de materializar tudo o que tinha visto numa peça de arte. Foi quando surgiu o convite por parte da Administração do Taguspark que todo esse processo criativo abstrato se materializou numa escultura feita em chapas metálicas como as Shanty town tribais”. É desta forma que Clo Bourgard descreve a inspiração que a levou a conceber a escultura.

Eduardo Baptista Correia, CEO do Taguspark, destaca que “a Cidade do Conhecimento já tinha a Praça Nelson Mandela e que conta agora também com uma escultura inspirada num grande ser humano, uma personalidade singular da história da humanidade. Este busto é um tributo a Nelson Mandela, ao seu legado fundamental para a ‘libertação’ da África do Sul e para o grande exemplo que deu ao mundo na defesa dos valores dos direitos humanos, da igualdade e das liberdades fundamentais. Deixo um convite para que visitem o Taguspark e conheçam de perto esta magnífica escultura, uma obra incontornável do roteiro de arte urbana que estamos a desenvolver e que se enquadra em dois pilares fundamentais da nossa atividade, a arte e o civismo.”

Partilhar Artigo: