Revista Rua

2021-12-22T10:54:24+00:00 Gastronomia, Radar, Sabores

Tasca da Memória é o novo restaurante de tradição gastronómica nacional em Lisboa

O restaurante ambiciona “restaurar a tasca portuguesa e devolver-lhe o destaque que merece".
Redação22 Dezembro, 2021
Tasca da Memória é o novo restaurante de tradição gastronómica nacional em Lisboa
O restaurante ambiciona “restaurar a tasca portuguesa e devolver-lhe o destaque que merece".

O Grupo PBH (Portugal Best Holiday) termina o ano com a abertura do restaurante Tasca da Memória, em Lisboa, no tradicional Bairro da Ajuda, e com ofertas de excelência para a quadra festiva. O espaço promete ser um monumento ao património gastronómico português, que reacende memórias de longos almoços de família e pratos confecionados pelas avós.

A Tasca da Memória inspira-se na rica e vasta tradição gastronómica nacional, recuperando receitas antigas e atualizando-as para o século XXI de forma sofisticada, sob a batuta do chef Hugo Cortez Teixeira. O menu do novo restaurante foi criado com modernidade e contemporaneidade, mas sem nunca esquecer as raízes, focando-se em momentos de partilha à volta da mesa. Para acompanhar cada refeição, foi criada uma carta com os vinhos mais requintados, exclusivos e valorizados, das várias regiões do país.

O restaurante ambiciona “restaurar a tasca portuguesa e devolver-lhe o destaque que merece, proporcionando uma experiência gastronómica diferenciadora”, afirma a administradora do grupo PBH, Daniela Cício, que é também responsável pelas unidades Wine & Books Hotels, onde se situa a Tasca da Memória. A carta foi pensada ao pormenor, incluindo pratos característicos do Norte a Sul do país, dos mais simples aos mais sofisticados.

Para a quadra festiva, o restaurante promete uma oferta gastronómica de excelência e tipicamente portuguesa. O menu do jantar de consoada terá como entrada um creme de abóbora com camarão, seguido do tradicional bacalhau com batata olho-de-perdiz, couve portuguesa e ovo cozido e coxa de pato no forno com passas, terrina de legumes e batatas como pratos principais, finalizando com a habitual aletria e bolo rei e rainha. Já no dia 25 de dezembro, para o almoço de Natal, a carta inclui uma canja de pato, polvo assado no forno à lagareiro com batata assada e folhas de grelos salteados e, ainda, peru com castanhas no forno, batata assada e esmagada de ervilhas.

A Tasca da Memória oferece ainda a opção de Jantar de Passagem de Ano. O menu, a cargo do chef Hugo Cortez Teixeira, promete ser uma verdadeira explosão de sabores, com uma entrada de queijo Serra da Estrela assado com frutos vermelhos e tostas de broa de milho, seguido de Lombo de pargo fresco com camarão, cremoso de batata-doce e pipocas de curgete e Novilho maturado rossini, chutney de couve-roxa e rodelas de batata noisette, como pratos principais. Para finalizar, um delicioso brownie de chocolate com groselha, molho de chocolate branco e amendoim caramelizado.

Partilhar Artigo: