Revista Rua

2021-04-22T18:16:16+01:00 Cinema, Cultura, Teatro

Teatro Praga chega a Guimarães com programação recheada

Os bilhetes para os espetáculos MacBad e Info Maníaco já se encontram disponíveis.
MACBAD ©Alipio Padilha
Redação22 Abril, 2021
Teatro Praga chega a Guimarães com programação recheada
Os bilhetes para os espetáculos MacBad e Info Maníaco já se encontram disponíveis.

De 6 a 9 de maio, o Teatro Praga chega a Guimarães para dar vida a uma programação intensa, que agrega duas estreias, uma oficina e ainda a apresentação do work in progress do filme SuperNatural, entre outras propostas a não perder.

Esta já não é a primeira vez que a companhia de teatro sobe ao palco dos espaços culturais da cidade – recordando Romeu e Julieta que tomou conta do Centro Cultural Vila Flor (CCVF). Novamente no CCVF, o Teatro Praga traz à cidade a estreia absoluta de MacBad, o terceiro projeto de uma série de espetáculos dedicados aos mais novos, inspirados pelas obras-primas do dramaturgo inglês, William Shakespeare. MacBad terá sessões destinadas às escolas nos dias 6 e 7 de maio, assim como uma sessão especial dedicada a famílias, no dia seguinte, pelas 10h00.

O programa Praga Guimarães estende-se à Black Box do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) com a estreia de Info Maníaco, a mais recente criação de André e. Teodósio e José Maria Vieira Mendes, com interpretação a cargo do primeiro. Partindo de uma publicação repleta de poemas, coreografias e receitas de poções mágicas, bem como uma espécie de glossário retrospetivo do trabalho do teatro. O espetáculo acontece no dia 7 e 8 de maio, respetivamente pelas 19h30 e 11h00.

Na tarde de 7 de maio, pelas 17h00, o CIAJG é palco de uma conversa em torno do percurso e do trabalho da companhia que contará com a participação de André e. Teodósio, Cláudia Jardim, José Maria Vieira Mendes e Pedro Penim, com moderação de Fátima Alçada – diretora artística d’A Oficina. Já na manhã de 8 de maio, José Maria Vieira Mendes orientará uma oficina a partir de Dicionário, um texto dramático da sua autoria, em que os participantes leem a peça em conjunto, discutindo-a e aproveitando a conversa para pensar o modo como lemos literaturas dramáticas ou como nos relacionamos com as temáticas sugeridas pelo texto. A oficina destina-se a participantes entre os 13 e os 25 anos de idade.

O programa cultural culmina com uma conversa e a apresentação do work in progress de SuperNatural, um filme do próprio Teatro Praga e de Jorge Jácome, com a Cia. Dançando com a Diferença. Trata-se de um filme performativo que fala e escuta, interferindo com quem está a assistir. O filme performativo ambiciona ativar um efeito e um relaxamento hipotético, assim como uma experiência sensorial para quem está fora da tela. No dia 9 de maio, pelas 10h00, esta apresentação terá entrada gratuita, até ao limite da lotação do Black Box do CIAJG, seguindo-se uma conversa presencial em torno da mesma, com André Teodósio, José Maria Vieira Mendes, Jorge Jácome e Henrique Amoedo.

Os bilhetes para os espetáculos MacBad e Info Maníaco já se encontram disponíveis, podendo ser adquiridos nas bilheteiras dos equipamentos culturais d’A Oficina: CCVF, Casa da Memória de Guimarães, CIAJG e Loja Oficina, assim como online.

Partilhar Artigo: