Revista Rua

2022-01-14T15:18:02+00:00 Cultura, Outras Artes

Teatro Viriato: Aniversário da Arte celebra as mulheres na criação artística

Mulheragem é inaugurada a 17 de janeiro e a entrada é livre.
©D.R.
Redação14 Janeiro, 2022
Teatro Viriato: Aniversário da Arte celebra as mulheres na criação artística
Mulheragem é inaugurada a 17 de janeiro e a entrada é livre.

O Teatro Viriato, em Viseu, celebra Aniversário da Arte com uma exposição que reúne ilustrações de Ana Biscaia, Beatriz Rodrigues e Rosário Pinheiro. Mulheragem é uma exposição desenvolvida em parceria com o Café do Teatro, podendo ser visitada entre 17 de janeiro e 1 de abril. A entrada é livre.

Mulheragem celebra as mulheres na criação artística e ocupará o espaço público do Teatro com imagens de heroínas, responsáveis pela emancipação feminina, a sua libertação e lugar no mundo. A mostra reúne três ilustradoras que foram desafiadas a desenharem retratos de autoras femininas e feministas de eleição. A mostra é ainda acompanhada de trocas de cartas entre dramaturgas, num diálogo entre gerações, estilos, geografias e vontades. Posteriormente, as ilustrações serão expostas no Café do Teatro, a 1 de abril. São 13 painéis que retratam Agustina Bessa Luís, Ana Hatherly, Clarice Lispector, Hilda Hilst, Ilse Losa, Judith Teixeira, Maria Keil, Maria Lamas, Maria Velho da Costa, Matilde Rosa Araújo, Natália Correia e Sophia de Mello Breyner Andressen. Os painéis vão substituir os atuais retratos de escritores que preenchem as paredes do Café.

“O Aniversário da Arte é uma festa e há muitas formas de celebrar uma festa. Neste caso, propusemo-nos a remodelar o Café do Teatro. Local onde estão, desde 1990, 13 painéis de escritores portugueses, todos eles masculinos. Pensamos, porque não, durante uns breves meses, termos nas paredes deste espaço autoras”, partilha a diretora artística do Teatro Viriato, Patrícia Portela.

Mulheragem é inaugurada a 17 de janeiro e a entrada é livre.

Partilhar Artigo: