Revista Rua

2021-03-19T17:31:41+00:00 Cultura, Teatro

Teatro Viriato: programação especial a propósito do Dia Mundial do Teatro

Ainda de portas encerradas, o programa especial surge como reconhecimento da urgência de criar.
Redação19 Março, 2021
Teatro Viriato: programação especial a propósito do Dia Mundial do Teatro
Ainda de portas encerradas, o programa especial surge como reconhecimento da urgência de criar.

O Teatro Viriato preparou uma programação online, para os dias 27 e 28 de março, no âmbito do Dia Mundial do Teatro. Em destaque estarão vários artistas que, nos últimos meses, levaram a criação artística aos espaços do Teatro, desde as salas de espetáculo ao palco.

É no SubPalco (o palco digital no YouTube) que tudo vai acontecer. A 27 e 28 de março, será possível assistir a uma programação repleta de momentos surpreendentes, desde os objetos videográficos Faith, criados por São Castro e António Cabrita, assim como um vídeo criado a partir de A Fragilidade de Estarmos Juntos, que resulta da residência artística do espetáculo com o mesmo nome. Este último é da autoria de Miguel Castro Caldas, António Alvarenga e Sónia Barbosa e pretende proporcionar uma ligação do público com os temas abordados no espetáculo.

No dia 27, pelas 21h30, será transmitida, em direto na sala virtual da BOL, a estreia do espetáculo SENSO, uma criação do encenador Fraga, que propõe uma resposta a uma série de questões, tais como: Como se toma uma decisão? Como se distingue o certo do errado? Como se julga à exceção da regra? Em SENSO, o encenador parte das peças didáticas de Bertrol Brencht e de um laboratório de criação no Teatro Viriato com a comunidade de Viseu. O espetáculo será ainda transmitido no SubPalco, a 28 de março, a partir das 16h00.

Ainda de portas encerradas, o programa especial surge como reconhecimento da urgência de criar, da resiliência e da procura por um futuro que continue a celebrar o Teatro Viriato como um lugar de excelência no reencontro. “Desde janeiro, o nosso Teatro tem acolhido diariamente artistas, músicos, encenadores, pensadores, filósofos e outros fazedores. Residências artísticas, filmagens, laboratórios teatrais, e múltiplos debates e discussões encheram todos os cantos do nosso teatro nestes três meses. Assim se construíram três peças (três produções do Teatro Viriato), se iniciaram três residências artísticas de peças que ainda vamos ver no nosso palco, promoveram-se encontros que lançaram as sementes de muito do que apresentaremos daqui para a frente. O encontro com o que se passa nesta casa não está marcado só para depois do dia 19 de abril, este encontro está marcado para cada dia deste ano, na conta, no peso e na medida certas que os tempos exigem, nunca esquecendo a nossa função central: a de promover o encontro entre saberes, artes e seres num mesmo espaço”, termina a diretora artística do Teatro Viriato, Patrícia Portela.

A programação completa pode ser conhecida no site do Teatro Viriato. Os bilhetes para assistir ao espetáculo SENSO estão disponíveis no site da BOL, sendo que o acesso ao SubPalco deve ser feito através das bilheteiras do Teatro Viriato.

Partilhar Artigo: