Revista Rua

2019-11-22T17:59:53+00:00 Gastronomia, Sabores

Teriyaki de Salmão, uma viagem à Ásia

Intimidades na Cozinha
Intimidades na Cozinha22 Novembro, 2019
Teriyaki de Salmão, uma viagem à Ásia

Hoje em dia, todos nós temos um amigo/a vegetariano/a, vegan, celíaco… Olhem bem para o vosso leque de amigos. Estou errada? Aposto que não. A verdade é que até na alimentação existem modas, tendências… Eu, bom garfo que sou, alinho em experiências gastronómicas, em experimentar várias cozinhas, de várias culturas e variantes.

Tenho gostado cada vez mais da cozinha asiática e japonesa e por isso resolvi meter-me ao caminho e embarcar nesta viagem e fiz um Teriyaki de Salmão. Teriyaki é um método japonês de cozinhar onde o peixe ou a carne são marinados em molho de soja e saquê. Depois, são grelhados ou fritos. Peixes como marlim, salmão, truta e carapau são mais comuns no Japão.

Na confeção do meu Teriyaki segui em parte a receita japonesa, no entanto, nos acompanhamentos salteei legumes e batata doce.

INGREDIENTES

2 lombos de salmão
1 saca de mix de legumes para saltear
2 batatas doces
Molho de soja qb
Saquê qb
Azeite qb
Sementes de sésamo qb
Sal qb

MODO DE FAZER

Cortar o salmão em pequenos cubos. Colocar num recipiente com sal, molho de soja e saquê e sementes de sésamo. Deixar marinar por uma hora.

Numa frigideira antiaderente (eu uso da Tescoma), selar o salmão com um fio de azeite. Assim que o salmão começar a ganhar cor, adicionar o molho da marinada e deixar cozinhar por mais 5/10 minutos até engrossar ligeiramente. O salmão não precisa de muito tempo para ficar cozinhado.

Entretanto, usar a mesma frigideira (sem lavar do uso do salmão) e saltear os legumes. Temperar com sal e soja.

Cozer a batata doce cortada em tiras largas durante 5 minutos (não cozer muito). Selar a batata numa frigideira.

Empratar com sementes de sésamo.

Partilhar Artigo: