Revista Rua

2020-02-05T18:57:11+00:00 Gastronomia, Sabores

The Art of Tasting Portugal: o palco do melhor da gastronomia nacional

Com a assinatura da Chefs Agency, esta nova plataforma agregadora e itinerante pretende dar a conhecer a essência da gastronomia portuguesa e do terroir nacional.
Atelier ©D.R.
Maria Inês Neto
Maria Inês Neto23 Janeiro, 2020
The Art of Tasting Portugal: o palco do melhor da gastronomia nacional
Com a assinatura da Chefs Agency, esta nova plataforma agregadora e itinerante pretende dar a conhecer a essência da gastronomia portuguesa e do terroir nacional.

Num formato inovador, o The Art of Tasting Portugal é um projeto que chega com o intuito de dar palco ao melhor da gastronomia nacional. Com a assinatura da Chefs Agency, esta nova plataforma agregadora e itinerante pretende dar a conhecer a essência da gastronomia portuguesa e do terroir nacional, num contexto que promete surpreender.

O objetivo da criação deste projeto passa por apresentar, principalmente a quem visita Portugal, um formato que concentra o melhor do país – à mesa. Uma das ambições do The Art of Tasting Portugal passa por realçar o papel primordial que Portugal teve na descoberta de produtos de inegável importância no mundo e na gastronomia. Aqui será destacada uma seleção apurada das melhores experiências gastronómicas que se podem ter numa típica mesa portuguesa.

O primeiro protagonista que irá dar o arranque a este projeto – que tem o reconhecido chef Henrique Sá Pessoa como anfitrião, no palco do seu exclusivo e intimista Atelier – será o chef Diogo Rocha, distinguido com uma estrela Michelin, do prestigiado restaurante Mesa de Lemos. O brinde inaugural acontece já nos dias 5 e 6 de fevereiro.

Segue-se a vez do chef Rui Silvestre, do restaurante Vistas, também com uma estrela Michelin, que irá propor um jantar a 19 e 20 de fevereiro. Confirmado está ainda a presença do chef Rui Paula, da Casa de Chá da Boa Nova, com duas estrelas Michelin, que propõe jantares exclusivos nos dias 13 e 14 de março.

O projeto está longe de ter um formato estanque, pelo que, nos dias 28 e 29 de fevereiro, o Atelier Henrique Sá Pessoa será palco de um pop up fora da caixa, que juntará os chefs Carlos Afonso, Iñaki Bolumburu e Nicolas Lopez, assim como o sommelier e produtor de vinhos, Pedro Martín, num formato moderno sobre o pescado nacional.

Serão estas as primeiras iniciativas do The Art of Tasting Portugal que funcionará como montra dos principais protagonistas da gastronomia portuguesa, nos mais diversos formatos e locais, envolvendo escanções e produtores de vinho ou artesãos e artistas relevantes da cena nacional. Para estes jantares há apenas disponibilidade para 14 lugares.

O melhor de Portugal será servido à mesa, pelo valor de 200€, no caso do jantar proposto pelo chef Rui Paula, e de 156€ nos jantares servidos pelos chefs Rui Silvestre e Diogo Rocha. As reservas podem ser efetuadas no site oficial do projeto.

Partilhar Artigo: