O Theatro Gil Vicente, em Barcelos, apresenta uma programação recheada de nomes interessantes para os meses de junho e julho. A agenda destaca Rui Reininho e Lena D’Água, respetivamente, a 16 e 17 de junho, e Beatriz Gosta, a 12 de julho.
A programação teatral para crianças arranca a 4 de junho, às 16h00, com a peça O Fio da Macaquinha, um teatro apresentado pela Companhia de Dança de Almada, seguindo-se no dia 11 de junho a apresentação da peça Era uma vez a vida, com encenação do TPC – Teatro Popular de Carapeços. Já no dia 18, é apresentada a peça Corpo pequenino, olhos gigantes, pelo Teatro Estúdio Fontenova, recebendo, a 25 de junho, a estreia de Os Músicos de Bremen, pel’A Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos. Nesse mesmo dia, há sessões de teatro para bebés (às 10h00 e 12h00) da peça Ateliê suja, pinta e brinca, pelas Marias Catrapumbas. Ainda nas propostas de teatro, no dia 24 sobe a palco a peça O Estrangeiro, coproduzida pela CTB – Companhia de Teatro de Braga e AKROAMA – Teatro Stabile di Innovazione e Ricerca della Sardegna. Nos dias 27 e 28 de junho, é a vez de Barcelos Sénior apresentar O Doente Imaginário, seguindo-se Casamento por encomenda, no dia 30.
Das propostas de música e de teatro, o Theatro destaca a exibição de filmes inseridos no Ciclo de Cinema feito por mulheres, no Cineclube Zoom. É o caso de Para Sempre Mulher e A Lua Ascendeu, de Kinuyo Tanaka. As sessões iniciam às 21h30 e os bilhetes podem ser adquiridos no local. Destaque também para o espetáculo Intemporal II, do Conservatório de Música de Barcelos, no dia 7 de junho. Nos dias 16 e 17 de junho, Barcelos recebe Rui Reininho e Lena D’Água – Produtores Associados, respetivamente.
Ainda na vertente de teatro, destaque para as peças Os 3 Porquinhos e O Pinóquio, pel’A Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos, nos dias 1 e 2 de junho. Na programação “Fora de Portas”, Carla Cortez apresenta Noites de Fado, na Igreja do Terço, a 3 de junho, no âmbito do ciclo de concertos triciclo. O Paço dos Condes de Barcelos recebe ainda Indignu, no dia 9 de junho. No dia 30 de junho, é a vez dos Solar Corona + Máquina tocarem na Sede da Junta de Freguesia de Barcelos.
O mês de julho reserva alguns momentos ao ar livre, no Largo Dr. Martins Lima, começando logo no dia 1 com a estreia do filme A Grande Corrida, do barcelense Miguel Gomes. No dia 11, roda Mal Viver e, no dia 18, Viver Mal, de João Canijo. Já a 25 é a vez de Frágil, de Pedro Henrique. O dia 27 é dedicado ao Festival Curtas de Vila do Conde: The Besto of Curtas.
Há ainda propostas para os mais novos: Sereias Baleias, de Rui Queiroz Matos, a 2 e 16 de julho, seguindo-se Uma Aventura no Parque, pela Malad’arte. Para que servem as mãos é um teatro para bebés, apresentado pela Companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora, a 30 de julho.
A programação completa pode ser conhecida no site do Theatro Gil Vicente.