Revista Rua

2019-10-29T16:41:13+00:00 Radar

Too Good To Go: A app que combate o desperdício alimentar

Já ouviu falar da app que reduz o desperdício alimentar? Acaba de chegar a Portugal e já se encontra disponível.
Redação29 Outubro, 2019
Too Good To Go: A app que combate o desperdício alimentar
Já ouviu falar da app que reduz o desperdício alimentar? Acaba de chegar a Portugal e já se encontra disponível.

Texto: Inês Rodrigues

Muito se fala de desperdício alimentar e, em Portugal, este desperdício ronda o milhão de toneladas. Para ajudar a acabar com esse problema surgiu a aplicação ideal, a Too Good To Go. Através da aplicação, os portugueses poderão, pela primeira vez, comprar excedentes alimentares de restaurantes, hotéis e supermercados, desenvolvendo um consumo mais otimizado e consciente que impacte o meio ambiente.

A Too Good To Go nasceu, em 2016, na Dinamarca, com um objetivo de reduzir o desperdício alimentar que, todos os anos, chega aos 89 milhões de toneladas, na União Europeia. Agora em Portugal, os estabelecimentos que sejam parceiros da Too Good To Go podem colocar à venda num Marketplace online todos os excedentes do final do turno ou do dia, abatendo os seus custos de produção e recebendo uma receita extra, e os utilizadores podem beneficiar de refeições de qualidade a preços mais acessíveis.

Segundo Madalena Rugeroni, Country Manager da marca em Portugal, “desde o processo de produção até ao consumo em casa, os portugueses desperdiçam, todos os anos, 1 milhão de toneladas de comida”. “Se falarmos em número de refeições, os portugueses desperdiçam cerca de 50 mil refeições todos os dias. Estes dados justificam a necessidade de levarmos a cabo a missão de combater o desperdício no nosso país e procurar otimizar o consumo dos portugueses, para que sejam mais conscientes e sustentáveis. O nosso objetivo é ajudar os estabelecimentos a reduzir o desperdício de alimentos, dando-lhes ao mesmo tempo a vantagem de poderem angariar novos clientes e reposicionarem-se como marcas sustentáveis. A Too Good To Go é um exemplo de um conceito win-win-win para todas as partes: os estabelecimentos, os utilizadores e o maior beneficiário de todos, o planeta”, afirma Madalena Rugeroni.

A aplicação estará disponível, numa primeira fase, apenas em Lisboa e será possível adquirir bens alimentares, desde refeições completas a tartes, sushi, carne, pão, bolos de pastelaria ou fruta, com um fator surpresa associado. Em vez de escolher o menu, os utilizadores compram uma Magic Box na aplicação, caixas surpresa criadas pelos próprios estabelecimentos com os excedentes disponíveis a preços reduzidos. Feito o pagamento, os utilizadores podem recolher a sua Magic Box no próprio estabelecimento, nas horas de recolha indicadas na aplicação.

Portugal já conta com mais de 50 restaurantes parceiros, como o Sushi at Home, Cotidiano, Boutik, Aruki, Primo Basílico, Copenhagen Coffee Lab, Polpetta, Chickinho, Eight Health Lounge, entre muitos outros, que disponibilizam variados pratos ou produtos alimentares, que rondam entre os dois e os cinco euros. O primeiro grossista a unir-se ao movimento em Portugal é a Makro.

Segundo David Antunes, CEO da Makro em Portugal, “lutar contra o desperdício alimentar é um dever de todos e, no caso da Makro, é um compromisso, tanto a nível nacional como internacional”. “A parceria com a Too Good To Go é uma forma simples de contribuirmos para o nosso objetivo global de redução de 50% do desperdício alimentar gerado pelas nossas operações até 2025”, acrescenta. Numa segunda fase, o CEO da Makro confirma ainda a intenção de promover a Too Good To Go junto dos seus clientes para que juntos contribuam para o sucesso de milhares de negócios próprios em Portugal.

Madalena Rugeroni, Country Manager da Too Good To Go, conclui: “Estamos a ter uma receção bastante positiva tanto pelos estabelecimentos independentes como por cadeias que mostraram interesse em juntar-se ao movimento Too Good To Go e declarar guerra ao desperdício alimentar. O número de estabelecimentos vai aumentar rapidamente e este é só o início, nos próximos meses a app estará disponível em mais cidades portuguesas”.

A Too Good To Go já está presente em 13 países europeus: Dinamarca, Noruega, Holanda, Alemanha, Reino Unido, França, Bélgica, Suíça, Espanha, Polónia, Itália, Áustria e agora Portugal. No total, conta com 31.000 estabelecimentos parceiros e mais de 17 milhões de utilizadores, que já salvaram mais de 23 milhões de refeições, evitando com que 58.000 toneladas de CO2 fossem emitidas para a nossa atmosfera.

A aplicação da Too Good To Go é gratuita e está disponível para sistemas IOS e Android.

Partilhar Artigo: