Revista Rua

2019-12-16T12:19:19+00:00 Gastronomia, Radar, Sabores

Um jantar natalício no Kanazawa

Para conhecer o que de melhor a tradição Kaiseki tem para oferecer, o chef Paulo Morais preparou uma refeição natalícia.
Sunamono
Redação16 Dezembro, 2019
Um jantar natalício no Kanazawa
Para conhecer o que de melhor a tradição Kaiseki tem para oferecer, o chef Paulo Morais preparou uma refeição natalícia.

Texto: Inês Rodrigues

Neste mês de festividades, nada melhor que um jantar no Kanazawa. O talentoso chef Paulo Morais preparou, como habitualmente, um banquete de vários momentos, ao longo dos quais se viaja pelos sabores, a delicadeza e a sofisticação de uma ementa Kaiseki, todos os meses criada de raiz com os produtos da estação.

E, para celebrar esta altura de Festas do Natal e do Ano Novo, o mote que inspirou o chef para a ementa surgiu na forma de embrulhos, em dois momentos: no Hassun, prato central do menu, e na sobremesa (Dezato), que tem literalmente de ser desembrulhada.

Comecemos esta degustação natalícia pelo princípio: a entrada (Sakizuke), composta por tofu frito, katsuobushi, gengibre e cebolo, para abrir o apetite. De seguida, vem o Mokuzuke (sashimi), e o Futamono, um consommé de caldo de peixe, pastinaca, couve pak-choi, rábano, ovas de robalo, molho das cabeças dos carabineiros e kabosu, um citrino japonês.

Depois deste aconchego, chega o Hassun, um conjunto de prendas para degustar, com foie gras, waggyu, ouriço do mar, búzios, tártaro de legumes, ovo desconstruído e construído e sushi de camarão. A seguir, é tempo de Yakimono, com enguia grelhada, cebolo grelhado, raiz de aipo, puré de abóbora Hokkaido e pimenta Sancho.

É chegada a altura de dar um certo ‘punch’ com o Sunomono, um prato avinagrado composto por caranguejo real, pickle de cogumelos shitake e salada de algas e líquenes. Ainda há tempo para o Yosenabe, fondue de peixe com peixes, espinafre, alho francês e cogumelos, assim como para o Sushi e o Misoshiru (sopa miso). No final, a recompensa chega na forma de sobremesa. Por baixo do papel de embrulho, há chocolate, macarron recheado de framboesa, gelatina com parfait de avelãs, gelado de caramelo salgado e mikan, uma clementina japonesa.

Partilhar Artigo: