Revista Rua

2019-08-09T17:55:17+00:00 Radar

Um verão no Algarve… longe de multidões!

Se não é adepto de multidões, estas sugestões são perfeitas para si!
Aljezur/Shutterstock
Andreia Filipa Ferreira
Andreia Filipa Ferreira9 Agosto, 2019
Um verão no Algarve… longe de multidões!
Se não é adepto de multidões, estas sugestões são perfeitas para si!

Verão em Portugal é sinónimo de praia e, na lista das melhores praias nacionais, o Algarve distingue-se pelas paisagens, pela temperatura e pela diversão. No entanto, o típico Algarve de festas intermináveis e praias lotadas não agrada a toda a gente. Por isso, deixamos-lhe aqui algumas sugestões para explorar a região algarvia de modo mais calmo… e sem colidir com tantas multidões.

Castro Marim ©José A.

Castro Marim

Pertence ao distrito de Faro e é uma vila reconhecida pelas suas salinas. Sim, porque Castro Marim fez parte de uma das principais rotas comerciais da Península Ibérica e do Mediterrâneo e o sal era a moeda de troca. Com as salinas como destaque a descobrir, assim como o Castelo de Castro Marim e o Forte de São Sebastião, esta vila é tranquila e perfeita para um retiro em família sem grande confusão. A Praia Verde e a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim devem estar na sua lista de locais a visitar.

 

Cacela Velha ©Vitor Oliveira

Cacela Velha

Se é fã de natureza e de tranquilidade, esta pitoresca vila no concelho de Vila Real de Santo António fica localizada em frente à Ria Formosa e ao mar, numa elevação arenítica que permite ter uma das mais belas vistas do sotavento algarvio. Com vestígios arquitetónicos dos romanos fenícios e árabes, esta aldeia tem na Praia da Fábrica um dos ex-libris. De uma beleza selvagem, esta praia já foi considerada como uma das 15 melhores do mundo pela revista Condé Nast Traveler.

Alvor ©Kurt-Georg

Alvor

É uma vila encantadora em Portimão, com raízes mouras. O próprio nome mantém a semelhança com o seu antigo nome mouro: Al-Bûr. Casa de pescadores, este destino é conhecido pelas ruas estreitas, pela tradicional arquitetura algarvia e pelo Ria de Alvor, considerada uma das maiores belezas naturais de Portugal. A nível de praias, tem mesmo de explorar a Praia dos Três Irmãos, a Praia de Alvor, a Praia João de Arens ou a Praia do Vau.

São Brás de Alportel

É um exemplo de que o Algarve não é só praia. Localizada entre a serra e o mar, a vila de São Brás de Alportel é dona de um centro histórico pitoresco, agraciado pelo seu casario branco típico e pelas ruas estreitas. O Museu do Trajo do Algarve, o Parque da Fonte Férrea ou o Jardim da Verbena são apenas três propostas de visita.

 Praia da Bordeira, Aljezur ©Paulo Valdivieso

Aljezur

É um destino pequeno, no interior algarvio, reconhecido pela gastronomia e pelas praias de areia fina, que pertencem ao Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Aliás, as suas praias são muitas vezes procuradas pelos adeptos de surf. Destaque para a Praia do Amado, Praia da Amoreira, Praia da Bordeira – Carrapateira e Praia de Monte Clérigo.

Partilhar Artigo: