Revista Rua

2019-12-05T17:55:27+00:00 Bússola, Viagens

Uma viagem à Alemanha em busca dos melhores mercados de Natal

Já pensou em visitar Berlim, Munique, Frankfurt ou Colónia nesta época natalícia?
©D.R.
Redação
Redação28 Novembro, 2019
Uma viagem à Alemanha em busca dos melhores mercados de Natal
Já pensou em visitar Berlim, Munique, Frankfurt ou Colónia nesta época natalícia?

Texto: Inês Rodrigues

Nesta época, a Alemanha é um destino imperdível graças aos seus mercadinhos de Natal. Deixamos algumas dicas de locais a visitar na Alemanha para uma última escapadinha em 2019: Berlim, Munique, Frankfurt, Colónia e ainda o Europa Park.

Berlim

Na capital alemã existem cerca de 70 mercados de Natal para todos os gostos e de várias maneiras. Um dos mercados natalícios mais conhecidos é o Gendarmenmarkt, que atrai visitantes de todo o mundo. O fim de ano mais famoso acontece junto a um dos principais ícones da cidade, as Portas de Brademburgo, estendendo-se por cerca de dois quilómetros até à Coluna da Vitória. E este será ainda mais especial pois foi aqui que se realizou a primeira celebração de ano novo conjunta após a queda do muro, há 30 anos.

Bandas e DJs estão encarregues da animação musical e à meia-noite, além do obrigatório show pirotécnico, terá lugar um espetáculo de laser. Este evento é totalmente gratuito e acaba por reunir um milhão de pessoas.

©Visit Berlim

Colónia

São muitas as razões para viajar até ao lugar onde nasceu a água-de-colónia, criação do italiano Johann Maria Farina. Doces e aromas são apenas exemplos das atrações desta cidade cosmopolita, com residentes oriundos de 182 países e possui também mais de 130 galerias e cerca de 70 teatros.

É junto à Catedral que decorre, a partir de 25 de novembro, um dos mais animados mercados de Natal, mas há outros, à beira rio, de inspiração marítima, e o das praças Alter Markt e Heumarkt, muito populares pelo seu ringue de patinagem.

No último dia do ano, Colónia volta a ficar repleta de residentes e visitantes para assistir ao fogo de artifício sobre o rio Reno. É um espetáculo memorável, seja apreciado a partir de uma das pontes da cidade ou dos vários barcos que promovem festas a bordo para todos os gostos.

Munique

Por esta altura do ano, a capital da Baviera e também da Cerveja, título atribuído por ser sede da maior festa de cerveja do mundo, a Oktoberfest, rende-se ao saboroso vinho quente, que ainda sabe melhor quando acompanhado pelas deliciosas iguarias típicas da época.

O seu mais famoso mercado de Natal, e também o mais antigo pois remonta ao século XIV, é o Christkindlmarkt, na belíssima Marienplatz, o coração da cidade. A árvore de 30 metros, decorada com 3.000 luzes, encanta todos os visitantes. Mas há ainda outros mercados a conhecer, como o medieval, na Wittelsbacherplatz, no qual tudo remete para a Idade Média, desde o vestuário dos comerciantes ao artesanato e à gastronomia.

O ambiente festivo estende-se à última noite do ano, comemorada com fogo de artifício. As pontes sobre o rio Isar são a escolha principal para quem assiste ao espetáculo, tal como a área junto à estátua Friedensengel (ou Anjo da Paz) mas quem preferir celebrar num lugar mais sossegado e romântico pode optar pelo monóptero do English Garden. Uma das mais belas vistas requer que se suba a pequena colina Olympiaberg mas é garantido que o esforço compensa.

©D.R.

Frankfurt

Uma ótima cidade para uns dias de lazer e, especialmente no mês de dezembro, Frankfurt ganha vida, com motivos de sobra para o levar a visitar este local, desde centros históricos, museus, casas históricas, arte alemã e a deliciosa gastronomia. Nesta época, a cidade revela um encanto único graças ao mercado de Natal, um dos maiores do país quer em dimensão quer em número de visitantes. Concertos de sinos de dez igrejas e a visita do Pai Natal são momentos altos e não faltam presentes especiais no Mercado dos Artistas, que reúne pintura, escultura, fotografia, cerâmica e joalharia, entre outras artes.

A passagem de ano é também aqui celebrada com um grande espetáculo pirotécnico. Fazer a despedida de 2019 nas margens do rio Meno ou navegando nele, em barcos com programação e menus festivos, são algumas das opções para entrar em 2020 com o pé direito.

Partilhar Artigo: