Revista Rua

2019-04-17T17:13:03+00:00 Cultura, Outras Artes

Uma viagem pelas lendas do mar no Algarve

Traversée, de Tatiana Bongonga ©C. Stewart
Redação
Redação17 Abril, 2019
Uma viagem pelas lendas do mar no Algarve

Por Daniela Veiga

O 365 Algarve é um programa que engloba vários eventos culturais na região algarvia, como espetáculos musicais, teatrais e até exposições. Nos próximos dias, o programa traz às terras algarvias as memórias das travessias marítimas, as lendas dos corsários e das criaturas fantásticas e as sonoridades da viola celta. O maestro e diretor musical Jordi Savall, que conduz o agrupamento Hespèrion XXI, é o destaque de abril.

Traversée, de Tatiana Bongonga ©C. Stewart

Desde a época dos descobrimentos que nós portugueses somos conhecidos por sermos um povo bastante aventureiro. E é esta a sugestão do espetáculo Traversée. Uma arriscada travessia no meio da natureza, com o mar como pano de fundo, pela artista francesa Tatiana-Mosio Bongonga, que desde os sete ou oito anos vive na corda bamba entre a adrenalina e a emoção. Perante um arame suspenso a cerca de 30 m de altura e com quase 150 m de comprimento, ao som de uma orquestra dirigida por um dos músicos da companhia Basinga, Adrien Amey, Tatiana promete deixar todos de queixo caído. É no fundo, a fusão perfeita entre o movimento do corpo com a harmonia das paisagens e dos sons da natureza. O evento decorrerá na praia da Amoreira, dia 21 de abril, pelas 16h30 e os bilhetes estão à venda por 5€ na Biblioteca Municipal de Monchique, na Casa Lavrar o Mar, em Aljezur e em www.lavraromar.pt.

Os Tesouros de Lagoa - Percursos Performativos no Património

Os Tesouros de Lagoa é um outro espetáculo que faz referência a lendas, contos e crenças das gentes do mar, mais uma vez recordando a época de ouro dos Descobrimentos e os piratas ávidos de tesouros. Desta vez, o palco será o Forte de Nossa Senhora da Encarnação, em Lagoa, pelas 18h30 de 20 de abril. O conceito central deste espetáculo é recriar um pouco da história marítima deste local. São 90 minutos de teatro, música, histórias e peripécias onde é invocado todo um imaginário de fantasia.

34.º FIMA - Jordi Savall

A 34ª edição do Festival Internacional de Música do Algarve, que decorrerá no Teatro Municipal de Portimão no dia 26 de abril, é também um dos destaques para estes dias de abril. Com a presença de Jordi Savall e o agrupamento Hèsperion XXI, o programa promete um encantador espetáculo de viola Celta.

Partilhar Artigo: