Revista Rua

2020-12-03T14:26:46+00:00 Sabores, Vinhos

Unlock Wines traz para Portugal os vinhos de Monterrei

Godello e Mencía são dois vinhos de Monterrei, na Galiza, que acabam de chegar a Portugal pela Unlock Wines.
Redação
Redação3 Dezembro, 2020
Unlock Wines traz para Portugal os vinhos de Monterrei
Godello e Mencía são dois vinhos de Monterrei, na Galiza, que acabam de chegar a Portugal pela Unlock Wines.

Depois de trazer para o mercado nacional os vinhos produzidos por John Malkovich, a distribuidora Unlock Wines destaca a pitoresca região de Monterrei trazendo para Portugal dois vinhos que são exemplo deste terroir e das suas duas castas pilares: o branco Godello (Gouveio, em português) e o tinto Mencía (que conhecemos pelo nome de Jaen).

Monterrei é uma das cinco D.O. (Denominação de Origem) da Galiza e a mais pequena de toda a Espanha, localizada no sudeste da província de Ourense e muito próxima da fronteira com Portugal, em Chaves.

O particular terroir desta pequena denominação, constituída pela bacia do Rio Tâmega que forma um vale delimitado por alinhamentos montanhosos, é caracterizado por um microclima continental e mediterrânico, influenciado pelo Oceano Atlântico, e três tipos de solos: xisto, com grande impacto nos vinhos tintos, de cor cereja, frutados e sedosos; graníticos e arenosos, com pH baixo, perfeito para a produção de vinhos brancos de aromas intensos, frescos e equilibrados; e sedimentares, que conferem complexidade devido à variedade de matéria que detêm.

É aqui que se desenvolvem, na perfeição, duas castas que têm conquistado a atenção de apreciadores de todo o mundo: nos brancos, a Godello (Gouveio, em português) e, nos tintos, a Mencía (que conhecemos pelo nome de Jaen). Foi também aqui, mais concretamente em Oimbra, que o produtor Lagar de Pintos adquiriu uma pequena propriedade para dar vida a um projeto antigo: criar dois vinhos que expressassem todo o potencial deste terroir, com um perfil jovem e moderno.

O primeiro exemplar é o Carros & Bueyes Godello 2019 (PVP 9,00€), um branco de cor citrina-esverdeada e perfil assumidamente marcado pela casta que lhe dá origem: aromas intensos a fruta tropical, bom volume de boca, frescura e equilíbrio que acompanham toda a prova. Estagiou 5 meses em cubas de inox, o que lhe conferiu uma agradável estrutura e complexidade. Um branco que apaixona ao primeiro contacto e que revela todo o seu potencial quando acompanhado por pratos de sushi, vegetarianos e carnes brancas.

Numa outra abordagem à região, o Carros & Bueyes Mencía 2019 (PVP 9,00€) afirma não apenas o terroir, mas sobretudo a excelência de uma casta outrora esquecida e secundária. A sua versatilidade permite-lhe criar vinhos que podem ser desfrutados desde já ou com potencial de guarda, já que garantem uma excelente evolução com o tempo. Este vinho é marcado pela cor cereja-negra, pelos aromas intensos a delicados mirtilos e amoras. No paladar é sedoso e elegante, perfeito para acompanhar carnes grelhadas ou receitas da cozinha italiana.

Partilhar Artigo: