Revista Rua

2019-07-24T16:38:36+01:00 Sabores, Vinhos

UVA by Cálem: um espaço que reúne os melhores vinhos e sabores portugueses

Degustar vinhos de referência, saborear bons pratos e ter uma vista privilegiada para o rio Douro. Consegue imaginar? Tudo isto é possível num só espaço: no restaurante UVA by Cálem.
Maria Inês Neto24 Julho, 2019
UVA by Cálem: um espaço que reúne os melhores vinhos e sabores portugueses
Degustar vinhos de referência, saborear bons pratos e ter uma vista privilegiada para o rio Douro. Consegue imaginar? Tudo isto é possível num só espaço: no restaurante UVA by Cálem.

Há um novo restaurante que promete uma fusão inigualável: bons vinhos, sabores tradicionalmente portugueses e uma vista sobre o rio Douro. Numa localização privilegiada, mesmo em frente às Caves Cálem, acaba de abrir o novo UVA by Cálem, um restaurante perfeito para degustar vinhos de qualidade e sabores tipicamente nacionais, onde a carta é assinada pelo chef António Vieira.

Aos vinhos do grupo Sogevinus – que, para além da Cálem, integra outras marcas, como a Kopke, a Burmester e a Barros – juntam-se pratos e petiscos com a assinatura do chef António Vieira, num cenário único sobre a Ribeira do Porto. A carta chega com diversas sugestões de petiscos para saborear e partilhar, tanto na esplanada como no espaço interior, e o objetivo passa por selecionar pratos inspirados na gastronomia portuguesa. A par de várias opções de peixe, carne ou marisco – destacando o bacalhau assado com broa e tapenade de azeitona ou o costeletão de novilho maturado – surgem opções mais leves, como as saladas ou pratos ligeiros. Para sobremesa, o chef sugere um pudim Abade de Priscos, um leite-creme queimado ou, ainda, os gelados artesanais, confecionados pelo próprio chef, destacando o surpreendente gelado de vinho do Porto Cálem.

Com esta iniciativa, a Cálem pretende melhorar a oferta de experiências, juntando às visitas ao museu interativo, às provas de vinhos e aos espetáculos de Fado, a oportunidade de desfrutar de uma vasta gama de vinhos de qualidade, com uma seleção variada de propostas que privilegiam os sabores portugueses.

Este projeto resulta de uma parceria estabelecida em 2018, entre a Sogevinus e o chef António Vieira, que assumiu, desde então, o catering de todos os espaços do grupo. Ao design deste espaço interior, que é da autoria de Paulo Lobo, junta-se um elemento-chave: a deslumbrante vista para a Ribeira do Porto. Num ambiente acolhedor e repleto de luz natural, o convite é feito, não só a turistas que visitam as caves, como a todos os portugueses interessados em fazer parte desta experiência.

Situado na Av. Diogo Leite, o UVA by Cálem está aberto durante todos os dias (das 10h à meia-noite), ainda a funcionar em regime de soft opening, e pretende assumir-se como um espaço de eleição para viver momentos únicos, enquanto saboreia propostas deliciosas e acompanhadas de vinhos de referência.

Partilhar Artigo: