Revista Rua

2020-10-21T14:45:23+00:00 Atelier, Moda

Vans x MoMA: uma colaboração inspirada em obras eternas

A nova coleção é inspirada em obras impactantes de artistas reconhecidos, como Edvard Munch, Jackson Pollock, Lybov Popova e Faith Ringgold.
Redação
Redação21 Outubro, 2020
Vans x MoMA: uma colaboração inspirada em obras eternas
A nova coleção é inspirada em obras impactantes de artistas reconhecidos, como Edvard Munch, Jackson Pollock, Lybov Popova e Faith Ringgold.

Depois de uma estreia de sucesso, em setembro, chega a segunda colaboração entre a Vans e o MoMA (The Museum of Modern Art), com propostas originais para calçado e vestuário. A nova coleção é inspirada em obras impactantes de artistas reconhecidos, como Edvard Munch, Jackson Pollock, Lybov Popova e Faith Ringgold. As novidades estão disponíveis a 11 de novembro.

Para criar o conceito da nova coleção, foi necessária uma seleção diversificada das obras mais emblemáticas dos artistas nomeados, sendo cuidadosamente transpostas para os clássicos modelos de calçado e vestuário. Segundo a head of global footwear design da Vans, Angie Dita: “A nossa colaboração com o MoMA é uma verdadeira parceria que envolveu trabalhar em conjunto para selecionar as obras e o calçado, de forma a garantir uma ligação autêntica entre a arte e os modelos de calçado de lona que escolhemos”.

Ao longo da coleção surgem propostas originais e criativas que prometem transpor uma imagem mais irreverente a cada peça, tornando-a ainda mais autêntica. Inspirada na obra O Grito (1895), de Edvard Munch, a versão impressa deste trabalho foi cuidadosamente captada em cada um dos painéis de lona do modelo Era da Vans, num padrão que é repetido também na mochila Old Skool, assim como na t-shirt e na camisola com capuz da mesma linha.

Já o modelo Authentic surge transformado com uma aplicação integral sobre a lona e ao longo das laterais, num padrão que é inspirado na obra One: Number 31 (1950), de Jackson Pollock – pioneiro na pintura de ação. Este modelo combina com uma camisa de manga curta e um boné. Também a obra Untitled (1917), de Popova, serviu de inspiração para os novos Sk8-Hi, nos quais foi utilizado o padrão respetivo em cada painel para traduzir a sua visão vanguardista. Por último, a famosa pintora, escritora e ativista, Faith Ringgold, cuja obra caracteriza as suas motivações contra o racismo e as injustiças sociais, foi a inspiração certa para o modelo Era Vans. As suas poderosas palavras foram ainda impressas num chapéu reversível e numa t-shirt da mesma gama.

Tanto a Vans como o MoMA mostram-se orgulhosos desta oportunidade de incutirem a expressão criativa e a educação artística em produtos originais. A coleção estará mundialmente disponível a 11 de novembro, em lojas Vans e lojas MoMA Design Store, assim como na loja online da marca e em pontos de venda selecionados.

Partilhar Artigo: