Revista Rua

2019-11-22T17:01:53+00:00 Cultura, Dança

VELHⒶS é a proposta do Theatro Circo para este fim de semana

O coreógrafo internacional, Francisco Camacho, chega ao Theatro Circo, em Braga, com a estreia inédita.
©Cláudio Marques
Redação
Redação22 Novembro, 2019
VELHⒶS é a proposta do Theatro Circo para este fim de semana
O coreógrafo internacional, Francisco Camacho, chega ao Theatro Circo, em Braga, com a estreia inédita.

O coreógrafo internacional, Francisco Camacho, chega ao Theatro Circo, em Braga, com a estreia inédita da sua mais recente criação, nos dias de hoje e amanhã. VELHS é um espetáculo que se propõe a desafiar os cânones da dança ocidental, aprisionada na ideia de juventude, pujança e superação física, no qual um grupo de profissionais em palco vai reconfigurar sucessivamente o espaço, através de materiais diversos e ao som da música ao vivo de Sérgio Pelágio.

Por um lado, são procurados os termos em que os corpos se relacionam com o tipo de matéria que os sustentam, enquanto que, por outro, exploram as decisões que colocam esses mesmos corpos em movimento, as quais, em adultos com mais idade, são definidas por uma experiência mais vasta. São referidas vivências passadas e é confidenciado o que é inconfessável, numa oscilação entre a realidade e a sua deturpação. O que os move em palco são desejos atuais, numa intenção de intervir no futuro.

“Dar palco a uma idade habitualmente menos presente é também uma forma de reflexão sobre a história e a sua violência, que priva alguns sujeitos da sua existência plena, e apela a uma maior maturidade das comunidades. Aqui, o palco também é para velhos/as e espera-se que o seu furor quase anarquista contagie quem os/as vê”, segundo as informações divulgadas pela organização.

O espetáculo ocupa o palco da sala principal do Theatro Circo, com início marcado para as 21h30 dos dias 22 e 23 de novembro.

Partilhar Artigo: