Revista Rua

2020-05-06T12:36:22+00:00 Cultura, Em Destaque, Outras Artes

Vhils: 20 anos de carreira assinalados na nova monografia

Esta monografia apresenta cerca de 600 obras de Alexandre Farto, também conhecido como Vhils, incluindo 199 trabalhos inéditos e os mais icónicos de sempre.
Fotografia ©José Pando Lucas
Redação
Redação6 Maio, 2020
Vhils: 20 anos de carreira assinalados na nova monografia
Esta monografia apresenta cerca de 600 obras de Alexandre Farto, também conhecido como Vhils, incluindo 199 trabalhos inéditos e os mais icónicos de sempre.

Num momento em que o artista português celebra duas décadas de carreira, a sua obra é agora eternizada numa extensa monografia, disponível para venda. Esta monografia apresenta cerca de 600 obras de Alexandre Farto, também conhecido como Vhils, incluindo 199 trabalhos inéditos e os mais icónicos de sempre. Intitulado por Pentimento – Alexandre Farto aka Vhils este livro é o levantamento mais extenso da sua obra e encontra-se disponível na loja online da Underdogs – a plataforma cultural sediada em Lisboa, codirigida pelo próprio artista.

“Esta monografia foi pensada para assinalar os vinte anos desde que comecei a pintar na rua, que eu vejo como o início do meu percurso artístico. Seguindo uma organização cronológica, procura fazer o balanço destas últimas duas décadas de produção”, afirma Vhils, continuando: “É uma obra monumental, num formato fora do comum, pensada para dar um destaque digno às várias obras e projetos que foram criteriosamente selecionados para este contexto”. Este projeto contou com coordenação editorial de Miguel Moore (autor e editor do Vhils Studio), que também assina o ensaio principal, um texto introdutório de Roger Gastman (curador e investigador americano na área do graffiti e arte urbana), assim como o design gráfico de João M. Machado. Para o editor, Miguel Moore: “O conceito editorial seguido nesta obra teve por base o objetivo de reunir, numa só monografia, um conjunto significativo de peças, projetos e exposições de Vhils que permitissem ao leitor aperceber-se da vitalidade e originalidade da sua obra, do seu alcance geográfico, da diversidade de técnicas e suportes inovadores com que tem trabalhado ao longo dos últimos 20 anos”.

Numa viagem por algumas das principais e emblemáticas peças, projetos e exposições do artista português, esta monografia é publicada numa edição regular, com uma tiragem de 1900 exemplares, junto com uma edição especial limitada a 300 unidades, assinada e numerada pelo artista, que inclui ainda uma caixa acrílica e uma serigrafa exclusiva. Os conteúdos desta monografia são apresentados em língua inglesa.

Fotografia ©Ivo Lázaro

Pentimento é um termo italiano que, no sentido literal, remete para arrependimento. No contexto da pintura, o mesmo termo refere-se a traços que são deixados por artistas sob camadas que formam depois uma obra final. Nesta obra, Vhils pretende jogar com a sua prática em revelar, através da remoção ou desgaste, aquilo que se encontra simbolicamente soterrado sob camadas superficiais dos suportes em que trabalha.

Na intenção de ajudar o crescente número de pessoas carenciadas, no atual contexto da pandemia e respetiva necessidade de confinamento, a Underdogs e o Vhils Studio irão doar 10€ por cada livro vendido (da edição regular), que serão repartidos unanimemente por três instituições de caridade locais que prestam assistência social em diversas áreas, nomeadamente, saúde, alojamento, combate à fome, vestuário e educação, entre outras.

O livro já se encontra disponível na loja online da Underdogs.

Partilhar Artigo: