Revista Rua

2018-05-03T15:42:45+01:00 Bússola, Viagens

Viagens com crianças: cuidados a ter

Viajar com crianças é sinónimo de cuidados redobrados. Há que ter atenção a vários pormenores, antes e durante a viagem, para que não existam percalços de última hora. A RUA sugere:
Redação3 Maio, 2018
Viagens com crianças: cuidados a ter
Viajar com crianças é sinónimo de cuidados redobrados. Há que ter atenção a vários pormenores, antes e durante a viagem, para que não existam percalços de última hora. A RUA sugere:

A pesquisa do destino

Saber se a sua viagem é realizável com crianças é o primeiro passo no planeamento.  É muito importante que, durante os momentos de pesquisa por um destino family friendly, tenha em atenção os principais hábitos culturais dos locais relativamente a comportamentos básicos como, por exemplo, a amamentação, as brincadeiras das crianças em locais públicos ou até a entrada de bebés em determinados monumentos. Também os cuidados a ter a nível de saúde fazem parte desta etapa de pesquisa: vacinas específicas, medicamentos próprios, etc.

A necessidade de vistos de criança é também ponto importante na pesquisa.

Seguros de viagem

Quando se viaja com crianças, é muito comum fazer um seguro de viagem. Pense nas necessidades do seu filho e opte pelo seguro que melhor o servirá. Também pode ser uma boa dica fazer-se acompanhar por um kit de primeiros socorros na mala.

As reservas nos hotéis

Existem alguns detalhes que indicam se um hotel é family friendly e adaptado às necessidades das crianças e famílias. Verifique as características dos hotéis e analise as suas áreas de lazer, as opções gastronómicas, as tipicidades dos quartos. Opte por hotéis que incluam nas suas valências atividades lúdicas para crianças.

Os voos de longa duração

Caso o seu destino implique uma viagem longa, com mais de três horas por exemplo, é acertado optar por voos noturnos. Assim, a criança poderá dormir durante a viagem e não ficará tão irrequieta. Experimente também incluir na bagagem de mão algum brinquedo para que a criança se possa entreter durante a viagem.

Explicar a viagem

Se for a primeira viagem de uma criança e isso envolva experimentar meios de transporte pela primeira vez, como por exemplo o avião, é pertinente explicar todos os pormenores do que vai acontecer, para evitar confusões e medos na criança. Explique-lhe para onde vão, como vão e o que será necessário fazer. Isso evitará que a criança se sinta insegura.

Identificar a criança

Os comportamentos infantis são impossíveis de antecipar e, por isso, convém preparar algumas medidas de segurança para o caso de existir alguma emergência. Identifique o seu filho com alguma pulseira, por exemplo, em que seja visível o nome e o contacto de emergência. Também deve etiquetar a mochila de viagem do seu filho. Atualmente, também existem aparelhos equipados com tecnologia GPS pensados para acompanhar as crianças. Informe-se!

Lembre-se também que uma criança informada não entra tão facilmente em pânico. Explique ao seu filho o que deve fazer no caso de se perder: onde se deve dirigir, com quem deve falar e o que deve dizer.

Os momentos que merecem atenção redobrada

O mar, as piscinas e os locais públicos com água são divertidos, mas perigosos. Certifique-se que não perde de vista o seu filho em momentos de brincadeira em sítios onde exista água.

Caso o seu filho esteja cansado, nunca o deixe a dormir num carro sozinho. O calor pode ser inimigo e o perigo de roubo do carro nunca pode ser colocado de parte.

Comer bem, hidratar e proteger do sol

Independentemente do destino, não deixe o seu filho passar horas sem comer ou beber água. Em destinos com temperaturas altas, opte por refeições leves e variadas e faça-se acompanhar sempre por garrafas de água. Não se esqueça também do protetor solar! Aplique várias vezes o protetor ao seu filho e evite os dolorosos escaldões solares.

As roupas e os chapéus

Para destinos quentes, vista o seu filho com roupas claras e frescas. Também tenha disponível sempre chapéus. Lembre-se de colocar sempre na sua mochila diária algumas mudas de roupa.

Partilhar Artigo: