Revista Rua

2020-06-22T11:01:26+00:00 Radar

Viagens de uma Vida compila as melhores histórias de bloggers de viagem portugueses

No dia 23 de junho, pelas 13h00, o lançamento oficial será transmitido online na página de Facebook da associação.
Redação
Redação22 Junho, 2020
Viagens de uma Vida compila as melhores histórias de bloggers de viagem portugueses
No dia 23 de junho, pelas 13h00, o lançamento oficial será transmitido online na página de Facebook da associação.

Pela primeira vez, 25 dos mais influentes bloggers de viagem portugueses juntaram-se numa iniciativa surpreendente: o lançamento de um livro que compila as viagens mais marcantes das suas vidas. A obra chega às principais livrarias do país a 23 de junho.

Este lançamento surge num momento particularmente especial e acompanha uma outra iniciativa, que se encontra a decorrer, na qual os bloggers de viagem que pertencem à ABVP – Associação de Bloggers de Viagem Portugueses percorrem o país, com o intuito de incentivar a estadia em Portugal, através do projeto #euficoemportugal. O convite é só um: “Venha visitar Portugal…mas leve na bagagem o resto do mundo”.

Para Filipe Morato Gomes, presidente da ABVP: “Este livro leva-nos a 25 países, nos cinco continentes, e proporciona-nos a oportunidade de, neste verão, enquanto saboreamos os encantos de Portugal, idealizarmos e sonharmos – sem confinamento – com as nossas próximas viagens”. O livro estará disponível para venda a partir do dia 23 de junho nas principais livrarias do país, sendo que o lançamento oficial será na pacata vila de Castro Laboreiro, no concelho de Melgaço, embora aconteça também numa vertente online, transmitida em direto na página de Facebook da associação.

Da alegria contagiante do Festival Holi, em Varanasi (Índia) à angustiante luta pela sobrevivência no campo de refugiados Rohingya em Cox’s Bazar, no Bangladesh, esta obra espelha alguns dos momentos mais marcantes da vida de duas dezenas e meia de olhares em destinos que se espalham pelos quatro cantos do mundo. Para o presidente da associação, as histórias que se contam nestas páginas são complementadas com um encarte de fotografias ilustrativas que “são um hino ao ato de viajar e à vida – a celebração da diversidade cultural e da salutar comunhão entre povos”. Filipe Morato Gomes, que é ainda autor do blog Alma de Viajante, acrescenta ainda: “Viajar é uma inigualável forma de crescimento e enriquecimento pessoal, despertando em nós um saudável espírito de aventura e reforçando o imenso prazer da partilha. E é com essa certeza que a ABVP, que a 1 de março celebrou o seu primeiro ano de existência, decidiu partilhar esses valores, através da publicação de um livro que pretende celebrar a viagem e tudo o que esta pode fazer por nós, pelos outros”.

Entre os 25 bloggers selecionados, Rui Barbosa Batista, fundador do BornFree, partilha: “Acredito que, através do olhar que vertemos em palavras, os portugueses vão fazer uma belíssima viagem em torno deste nosso apaixonante planeta, percebendo a riqueza das suas diferenças culturais e sociais”.

Viagens de uma Vida foi um conceito abraçado de imediato pela editora Idioteque, parceira da associação nesta viagem literária. Para o editor, Manuel Andrade: “O livro narra viagens e experiências inesquecíveis da vida de cada um dos viajantes, criando assim uma obra que é no seu todo inspiradora e mundividente, transportando em si uma multiplicidade de lugares, sentimentos, odores, tons e aventuras que nos agarram desde o primeiro parágrafo”.

No dia 23 de junho, pelas 13h00, o lançamento oficial será transmitido online na página de Facebook da associação. O lançamento do segundo livro desta série está já programado para 2021 e será inteiramente dedicado a Portugal, como epílogo da iniciativa #euficoemportugal.

Partilhar Artigo: