Revista Rua

2022-01-11T17:20:18+00:00 Cultura, Literatura

Vida e obra da escritora Ondina Braga celebrada numa exposição

O evento acontece no Museu Nogueira da Silva, no dia 13 de janeiro.
©D.R.
Redação11 Janeiro, 2022
Vida e obra da escritora Ondina Braga celebrada numa exposição
O evento acontece no Museu Nogueira da Silva, no dia 13 de janeiro.

O aniversário de Maria Ondina Braga, uma das maiores escritoras portuguesas contemporâneas, será celebrado com uma tertúlia e uma exposição, no dia 13 de janeiro, em Braga. O evento acontece no Museu Nogueira da Silva, da Universidade do Minho, e a sessão vai contar com a presença de familiares da escritora.

A par dos familiares, que poderão revelar a verdadeira data de nascimento da escritora – se foi há 90 anos (como habitualmente assinava) ou há 100 (como citam várias fontes) – a sessão inclui ainda a participação de alunos do Agrupamento Escolar André Soares, bem como dos professores Isabel Cristina Mateus (UMinho) e Cândido Oliveira Martins (Universidade Católica). Prevê-se ainda a leitura de um conto da escritora pelo ator José Miguel Braga.

Já na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva será reposta a exposição Maria Ondina Braga: olhares e caminhos, de 13 a 28 de janeiro. Esta mostra cruza excertos de obras da autora com testemunhos de escritores e amigos.

Nascida na cidade que a apelida, Ondina Braga estudou Línguas em Paris e em Londres, tendo sido argumentista, tradutora e colaboradora em diversas publicações. Veio a falecer em 2003. O Museu Nogueira da Silva possui há já alguns anos um espólio em sua honra, através do qual são dinamizadas ações culturais e literárias.

Partilhar Artigo: