Revista Rua

2021-11-02T12:05:52+00:00 Cultura, Fotografia, Radar

Vida e obra de Peter Lindbergh em exposição

"Peter Lindbergh Untold Stories" é uma mostra retrospetiva do trabalho incontornável do reconhecido fotógrafo de moda.
Luciana Curtis ©Peter Lindbergh
Redação2 Novembro, 2021
Vida e obra de Peter Lindbergh em exposição
"Peter Lindbergh Untold Stories" é uma mostra retrospetiva do trabalho incontornável do reconhecido fotógrafo de moda.

A emblemática exposição com curadoria de Peter Lindbergh, pouco antes da sua morte (2019), é apresentada pela primeira vez na Corunha, em Espanha. Em colaboração com a Fundação Lindbergh, Peter Lindbergh Untold Stories é uma mostra retrospetiva do trabalho incontornável do reconhecido fotógrafo de moda e diretor de cinema alemão. A exposição estreia a 4 de dezembro no porto de Corunha.

Peter Lindbergh passou dois anos a selecionar registos fotográficos de mais de quatro décadas de carreira, considerando que fotografou algumas das mulheres mais reconhecidas no mundo da moda, do cinema e de outras áreas. Desta seleção, destacam-se personalidades como Nicole Kidman, Charlotte Rampling ou Uma Thurman. Peter Lindbergh Untold Stories oferece uma nova e inesperada revelação do trabalho deste lendário fotógrafo, com mais de 150 registos do início da década de 80 até 2019.

Peter Lindbergh © Stefan Rappo

A mostra abrange quatro décadas de trabalho e é ancorada numa nova linha de propostas que contribuem para o enriquecimento do panorama cultural da Galiza, no sentido de impulsionar o turismo na região. A inauguração da exposição é acompanhada por uma edição especial do livro da Taschen, Untold Stories, destacando também o livro Raw Beauty com entrevistas e fotografias de alguns dos modelos mais reconhecidos, em jeito de celebração da vida e obra de Peter Lindbergh. Este último inclui ainda a poesia e o retrato de paisagem do artista galego, Manuel Vilariño.

em colaboração com a Fundação Lindbergh, sob direção de Benjamin Lindbergh – filho do fotógrafo. “Quando o Peter visitou a Corunha em 2018, a ligação entre esta cidade portuária e sua estética ressoaram de imediato. O clima cinzento típico da Galiza, as ondas revoltas interligadas naquele cenário industrial parecia um acaso perfeito com a região do Ruhr, na Alemanha, onde o meu pai cresceu. Este lugar onde a força da natureza e a força da Humanidade se unem harmoniosamente”, reforça Benjamin Lindbergh. A mostra foi ainda estruturada com o apoio de Marta Ortega, amiga de longa data do fotógrafo, sendo que a intervenção arquitetónica é da autoria de Elsa Urquijo, que promete ser um novo e marcante espaço na cidade.

Partilhar Artigo: