Revista Rua

2019-01-03T15:19:30+00:00 Descobrir, Viagens

Vila Galé Collection Braga

A herança do passado num hotel de futuro
Fotografias ©Nuno Sampaio
Andreia Filipa Ferreira
Andreia Filipa Ferreira3 Janeiro, 2019
Vila Galé Collection Braga
A herança do passado num hotel de futuro

A poucos passos do centro histórico de Braga, uma cidade milenar com História que vangloria os antepassados romanos e a ligação às altas figuras do Clero, encontramos o Vila Galé Collection Braga, o primeiro símbolo do reputado grupo hoteleiro na zona Norte (acima do Porto) de Portugal. Inaugurado oficialmente em junho de 2018, este espaço em Braga dá nova vida às instalações do antigo Hospital de São Marcos, em funcionamento até 2011. Não é, por isso, de estranhar que o visitante se sinta a percorrer a História – mais de 500 anos precisamente. Fundado em 1508, o antigo hospital bracarense é hoje testemunho de que o passado não morre, apenas renasce, com toda a virtuosidade.

Ocupando três edifícios do conjunto hospitalar, o Vila Galé Collection Braga traz à vista dos hóspedes tudo aquilo que ajude a perpetuar uma História imensa. Os largos corredores, as inscrições em mármore, os tetos originais abobadados em certos sítios, a fonte que ecoa no jardim central… “Achamos que o projeto deste edifício só fazia sentido se fossemos capazes de trazer para o hotel toda a aura de Braga. Alterarmos tudo e fazer disto um hotel moderno era um crime!”, diz-nos o diretor do Collection Braga, Carlos Alves. Com 123 quartos, 20 deles de tipologia familiar, o Vila Galé Collection Braga é assim um exemplo da junção harmoniosa entre a traça arquitetónica original e a modernidade de serviços.

Com a herança dos arcebispos e a fundação de Portugal como tema central da decoração do hotel, o Collection Braga é confortável e moderno, equipado com dois restaurantes abertos ao público – o Bracara Augusta (com serviço à carta e destaque para a gastronomia regional reinventada) e o Fundação (com serviço buffet) -, um bar, uma adega para acolher provas de vinhos, piscinas, spa Satsanga e ginásio. As oito salas de reuniões e o espaço dedicado à inovação, que permite aos hóspedes experimentar a realidade virtual e assistir a vídeos em 4K, fazem ainda parte dos destaques das valências deste hotel. “Braga nunca parou no tempo. É o distrito mais jovem do país e, por isso, a sala da inovação traz essa perspetiva História/modernidade, com hologramas e filmes em realidade virtual, que ilustram alguns pontos de interesse de Braga, por exemplo”, explica Carlos Alves.

Destacando-se como uma opção elegante numa visita ao Norte do país, o Vila Galé Collection Braga é hospitalidade minhota no seu esplendor. Com o passado e o presente de mãos dadas, este refúgio renovado mantém viva a tradição de uma cidade cuja História é sinal de orgulho.

Partilhar Artigo:
Fechar