Revista Rua

2021-04-22T10:36:36+01:00 Atelier, Moda

Vintage For a Cause e Dobem lançam nova coleção cápsula

Marcada pelo minimalismo, a versatilidade e o conforto, a nova coleção cápsula foi desenvolvida em colaboração com a jovem designer espanhola Elena Iparraguirre.
Redação22 Abril, 2021
Vintage For a Cause e Dobem lançam nova coleção cápsula
Marcada pelo minimalismo, a versatilidade e o conforto, a nova coleção cápsula foi desenvolvida em colaboração com a jovem designer espanhola Elena Iparraguirre.

Numa iniciativa inovadora e com um propósito bem definido, a apresentadora Isabel Silva, juntamente com a equipa do seu projeto Dobem, aliou-se à Vintage For a Causa no lançamento na nova coleção cápsula CALM-A.

Através de uma sessão fotográfica pouco habitual que juntou jornalistas, editores, comerciais e gestores de projeto, a equipa Dobem surge a dar a cara pela nova coleção cápsula, com o objetivo de amplificar a mensagem da Vintage For a Cause, uma marca portuguesa, ética e sustentável. Desempenhar o papel de “modelos reais” era o objetivo primordial na mensagem a transmitir através desta campanha.  “Quisemos ir mais além: não só dar a conhecer este projeto, mas também ser o rosto do mesmo pelas ambições que tem e pelo que representa”, partilha a fundadora da plataforma Dobem, Isabel Silva, acrescentando: “Tanto eu como a Dobem estamos alinhados no mesmo propósito: criar conteúdos agregadores de valor na nossa audiência que provoquem bem-estar, despertem consciências, sejam uma inspiração e que mudem comportamentos pelo bem. Gostamos de enaltecer o lado bom das coisas e temos muito entusiasmo e vontade de partilhar projetos diferenciadores, como é o caso da Vintage For a Cause.”

Criada em 2013, a Vintage For a Cause foi pensada com o intuito de oferecer coleções limitadas e exclusivas, a partir de excedentes têxteis e desperdícios, numa lógica de economia circular. Sendo uma empresa social, que aposta num modelo colaborativo, em que as coleções são desenvolvidas através de colaborações com jovens designers, a marca procura criar uma rede de costureiras seniores (público socialmente vulnerável), através de projetos de inclusão. Para a fundadora da marca, Helena Antónia Silva: “Esta associação com a equipa da Dobem em que todos vestem a coleção e dão a cara pela nossa causa pareceu-nos uma forma muito bonita de mostrar o lado colaborativo agregador da marca, que normalmente não usa modelos profissionais e trabalha sempre em parceria com projetos e marcas com o mesmo perfil. Foi a junção perfeita, que só foi depois possível operacionalizar com cedências e flexibilidade de todos os profissionais envolvidos, desde fotógrafa, maquilhadores, videógrafo e da nossa agência.  Para nós a sustentabilidade passa por humanizar e agregar valor da participação de diferentes profissionais”.

Enquanto marca de nicho envolvida numa economia circular, a Vintage For a Causa acredita as colaborações conseguidas são o melhor modelo para se coadunar com os princípios da economia circular e regenerativa, sendo igualmente determinantes em períodos de recessão económica, trazendo enormes vantagens sociais e económicas.

Marcada pelo minimalismo, a versatilidade e o conforto, a nova coleção cápsula foi desenvolvida em colaboração com a jovem designer espanhola Elena Iparraguirre. Para a designer: “Eu vejo a moda como uma forma de expressão, o que me fomenta o meu interesse por diferentes culturas. Design de moda significa para mim alinhar conceitos artísticos através de designs éticos com uma estética minimalista e refinada, desenhando peças versáteis a partir de histórias que contêm outras histórias”. ALMA-A apresenta oito modelos numa palete de tons suaves, como branco, rosa, menta e azul, desde vestidos, macacões, casacos e muitas outras peças que descrevem a essência da coleção.

A coleção já se encontra disponível em alguns pontos de venda selecionados e no site da Vintage For a Cause.

Partilhar Artigo: