O novo SUV de sete lugares da Volvo inspira a um estilo de vida mais saudável, mantendo o compromisso com a segurança. O novo Volvo EX90 prima pelo inovador sistema de radar interno, que promete “salvar vidas esquecidas a bordo, evitando distrações”, sendo um automóvel inteligente e familiar, com uma autonomia de 600 km, numa única carga, carregando de 10% a 80% em menos de 30 minutos. Apresenta ainda uma quantidade significativa de materiais reciclados: 15% de aço, 25% de alumínio (aproximadamente) e 48kg de plástico reciclado, bem como materiais de base biológica, o que corresponde a 15% do total de plástico utilizado no automóvel – o valor mais elevado de sempre num Volvo.
Fiel ao design escandinavo, é um automóvel familiar versátil que incorpora a mais avançada tecnologia, conectividade e eletrificação para otimizar a segurança e a eficiência, ao tornar-se num ótimo aliado para o dia a dia de qualquer condutor. No interior, o design destaca-se pelo recurso a materiais reciclados e sustentáveis. Para a marca, este é considerado “o Volvo mais seguro de sempre”. Inteligente e desenvolvido para ser capaz de “entender o condutor, os ocupantes do veículo e a sua área circundante, criando, a qualquer instante, a situação mais segura para todos, dentro ou fora do automóvel”.
O Volvo EX90 integra um escudo de segurança invisível que inclui a mais recente tecnologia de deteção, tanto no interior como no exterior, e um dos mais avançados packs de segurança com oito câmaras, 16 sensores ultrassónicos, radares e um “sensor lidar”, tudo conectado com os sistemas centrais e com a tecnologia NVIDIA DRIVE, reproduzindo uma visão exterior de 360º. “Esta tecnologia não fica cansada, não se distrai e está sempre disponível tendo sido desenvolvida para ser capaz de responder sempre que o condutor se atrase um milésimo de segundo que seja. O sistema “lidar”, em estreia absoluta, deteta não só a estrada em frente, de dia ou de noite, como também pequenos objetos, centenas de metros à frente, dando tempo para informar, para atuar e para evitar”, conforme a apresentação do Volvo EX90.
No interior, o sistema de tecnologia é capaz de avaliar se o condutor está distraído ou desatento, com sensores especiais e câmaras, suportadas pelos algoritmos desenvolvidos pela Volvo que avaliam a concentração do olhar. A assistência começa com um simples sinal de aviso que cresce conforme a gravidade da situação, destacando avisos cada vez mais óbvios aquando da ausência de resposta. O automóvel poderá mesmo parar em segurança, ligando as luzes de perigo. O sistema de radar interior permite ainda detetar a existência de vida a bordo, desde um bebé no banco traseiro a um animal de estimação, exibindo um lembrete assim que o condutor tente trancar as portas do automóvel. O novo Volvo EX90 incorpora ainda um sistema de software e um dos melhores sistemas de infotainment do mercado com integração Google, tratando-se de “um avançado computado sobre rodas”, dispondo de tecnologia de ponta ligada ao smartphone que permite destrancar portas de forma automática e ativar o perfil pessoal do condutor ao entrar no veículo.
Segundo o CEO da Volvo Cars, Jim Rowan: “É o primeiro modelo da Volvo a ser verdadeiramente definido pelo seu nível de software e a fazer parte integrante de um ecossistema mais vasto, capaz de se conectar às casas e a outros aparelhos dos nossos clientes. O Volvo EX90 é, em muitos sentidos, o início de uma nova era para a Volvo Cars”.