Revista Rua

2024-04-20T17:33:05+01:00 Atelier, Bazar, Radar

Xiaomi 14 Ultra: o smartphone que afinal é uma câmara fotográfica

Já há quem diga que este é o melhor “camera phone” de sempre. Nós testamos e ficamos surpreendidos!
Andreia Filipa Ferreira20 Abril, 2024
Xiaomi 14 Ultra: o smartphone que afinal é uma câmara fotográfica
Já há quem diga que este é o melhor “camera phone” de sempre. Nós testamos e ficamos surpreendidos!

“Proporcionar experiências memoráveis aos consumidores”. É desta forma que a Xiaomi se tem apresentado no mercado, modelo após modelo. Recentemente, a marca chinesa surpreendeu os apaixonados pela fotografia com o lançamento de um smartphone que – podemos afirmar pela experiência própria – é uma autêntica câmara fotográfica que, por acaso, faz chamadas. O modelo chama-se Xiaomi 14 Ultra e revela o melhor da parceria entre a Xiaomi e a reputada marca Leica: com uma lente Leica Summilux neste smartphone Xiaomi, a multinacional chinesa dá um passo em frente na estratégia de posicionamento como “líder global em inovação na área da imagem e da fotografia mobile”.

Apresentado como um companheiro perfeito para as experiências fotográficas diárias, este Xiaomi 14 Ultra revela um design elegante, com traços que trazem à vista uma inspiração direta das câmaras fotográficas tradicionais. Com uma câmara quádrupla profissional, as características técnicas deste smartphone prometem garantir uma “experiência sem precedentes”, como afirmam os responsáveis da marca. Câmara principal Leica 23mm de 1 polegada, câmara teleobjetiva flutuante Leica 75mm, câmara periscópica Leica 120mm e a câmara 12mm Leica ultra-wide são destaques deste modelo Xiaomi, que garante dois estilos de fotografia Leica: Leica Authentic Look e Leica Vibrant Look.

Xiaomi 14 Ultra ©Official WebsiteXiaomi 14 Ultra ©Official Website

Se dúvidas houvesse sobre esta capacidade fotográfica do Xiaomi 14 Ultra, destacamos ainda o sistema de objetiva principal: Documental 35 mm, Bokeh espiralado 50 mm, Retrato 75 mm e Focagem suave 90 mm. Com seis distâncias focais (12 mm, ultra grande angular; 23 mm, grande angular; 75 mm, teleobjetiva; 120 mm, periscópica; distâncias focais extra de 46 mm e 240 mm através do zoom no sensor), este modelo permite também gravação de vídeo 8k a 30fps em todas as quatro objetivas. Com o Ultra RAW de 16 bits, fechamos com a cereja no topo do bolo esta apresentação das maravilhas fotográficas deste modelo Xiaomi. Ah, e não esquecer a ótima câmara selfie de 32 MP!

Com um ecrã AMOLED C8 WQHD+ de 6,73 polegadas com uma taxa de atualização variável de 1-120Hz, este telemóvel traz consigo “uma experiência visual imersiva”.

Alimentado pela plataforma mobile líder Snapdragon® 8 Gen 3, que oferece um aumento significativo no desempenho da CPU e GPU, o Xiaomi 14 Ultra traz também melhorias na tecnologia de arrefecimento e na longevidade da bateria.

Destaque ainda para as colunas stereo e Dolby Atmos®, Dual SIM, capacidade de Wi-Fi 7, que suporta HBS, NFC, Bluetooth® 5.4.

“A chegada do Xiaomi 14 Ultra a Portugal representa um salto significativo na nossa oferta de smartphones premium e o expoente máximo da parceria entre a Xiaomi e a Leica”, afirma Tiago Flores, Country Director da Xiaomi em Portugal. “Estamos entusiasmados por trazer aos consumidores portugueses um dispositivo que redefine os padrões de excelência em termos de imagem, desempenho e design, e que permite que qualquer um de nós possa ter a liberdade de capturar momentos memoráveis da nossa vida com qualidade profissional”, acrescenta Tiago Flores.

Recorde-se que o Xiaomi 14 Ultra está disponível com um PVP recomendado de 1499,99€, em duas cores clássicas: Black e White. Para otimizar ainda mais a experiência fotográfica, o modelo tem disponível para compra em separado um kit de fotografia.

A experiência da Revista RUA

Viajámos com a Xiaomi Portugal até Madrid e, depois, Valência para testar as funcionalidades do novo modelo. Acompanhámos a Xiaomi Master Class Supported by Leica, que contou com a presença de autênticos masters da fotografia mundial: Matt Stuart (Inglaterra), Dominic Nahr (Suíça), Javier Corso (Espanha), Vassilis Makris (Grécia), Anto Magzan (Croácia), Maurice Pehle (Alemanha), Emanuele Di Mare (Itália), Fabien Ecochard (França) e o nosso Rui Caria (Portugal). São talentos de Street Photography, Documentário, Lifestyle ou até Retrato, juntos numa filosofia Xiaomi em comum: See the world in a new light [Ver o mundo com uma nova perspetiva]. A master class garantiu a partilha de conhecimento e experiências de trabalho fotográfico utilizando o novo Xiaomi 14 Ultra. Entre explicações e dicas, com workshops interativos e demonstrações, foi possível comprovar a possibilidade de execução de trabalhos brilhantes com este camera phone. Genuínas “narrativas visuais” através de imagens captadas pelo telemóvel, não fosse a intenção central desta experiência imersiva no mundo do Xiaomi 14 Ultra garantir que é possível “ver o mundo de uma nova perspetiva”.

“A Xiaomi Master Class seguiu um caminho com uma premissa simples, que tenta documentar fragmentos de emoções cruas e momentos em imagens, através de fotógrafos talentosos e contadores de histórias. Ao longo do tempo, por detrás da lente dos nossos dispositivos Xiaomi, testemunhámos inúmeros momentos notáveis e emoções comoventes encapsuladas na essência do Xiaomi InSight” afirma Lei Jun, Fundador, Presidente e CEO da Xiaomi. “Nesta temporada da Xiaomi Master Class com o apoio da Leica, o nosso objetivo é o de chamar a atenção para o que nem sempre é evidente à primeira vista. Vamos ver o mundo de uma nova perspetiva e sentir as palavras que o Xiaomi InSight aspira a contar de forma visual. Vamos ver o mundo sob uma nova perspetiva com a Xiaomi”.

Comentando a colaboração, Kay Plätke, Strategy & Business Development Manager Mobile da Leica Camera AG, afirma: “A Leica é conhecida pelo seu compromisso intransigente com a excelência em ótica e imagem. Ao unir forças com a Xiaomi, estamos entusiasmados por levar a nossa experiência a um público mais vasto, inspirando-o a explorar novos horizontes e a descobrir a beleza do mundo através da lente da Xiaomi 14 Series”.

Nesta odisseia pelo universo Xiaomi foi possível testar o modelo Xiaomi Ultra 14 e comprovamos todas as razões para tanto alarido: o poder de uma câmara Leica num elegante smartphone que, apetrechado com o kit de fotografia, nos faz crer que estamos realmente com uma câmara fotográfica na mão. Os modos fotográficos, especialmente o Leica Vibrant Look garantem o esplendor da cor em cada foto. A gama de filtros é abrangente, mas surpreendemo-nos com a elegância do Black&White, perfeito para tornar qualquer fotografia de rua numa autêntica narrativa no tempo. Já o modo retrato, com um Bokeh que permite um belo efeito estético, é também admirável.

Saiba mais sobre as características deste Xiaomi 14 Ultra através da página oficial do modelo.

Partilhar Artigo: