Revista Rua

2022-05-03T10:54:04+01:00 Cinema, Cultura, Radar

Ymotion está de regresso. Open call para submissão de curtas-metragens inicia-se a 7 de maio

A oitava edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão começa a 7 de maio e o período de submissão de candidaturas prolonga-se até 14 de outubro.
Andreia Filipa Ferreira2 Maio, 2022
Ymotion está de regresso. Open call para submissão de curtas-metragens inicia-se a 7 de maio
A oitava edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão começa a 7 de maio e o período de submissão de candidaturas prolonga-se até 14 de outubro.

As edições de sucesso do festival Ymotion tem colocado Famalicão no mapa como “capital do cinema jovem”. Este ano, na sua oitava edição, o festival volta a apostar na divulgação do talento jovem nacional, convidando à submissão de curtas-metragens produzidas por jovens dos 12 aos 35 anos entre 7 de maio e 14 de outubro. A fase final do festival decorre de 21 a 26 de novembro, em Famalicão.

No próximo dia 7 de maio, o Ymotion dá play à sua oitava edição, numa cerimónia de arranque na Casa da Juventude, às 21h, onde serão apresentadas as novidades do festival para este ano. A Vereadora da Juventude, Luísa Azevedo, a Jornalista Maria João Rosa e ainda a madrinha e padrinho do Ymotion 2022, nomeadamente, a atriz Carolina Amaral e o ator Tiago Aldeia marcaram presença nesta sessão de abertura.

Tal como nas edições anteriores, o argumentista e crítico de cinema, Tiago R. Santos, é o Presidente do Júri da competição, acompanhado por um painel de jurados vindos do universo do cinema, das artes, da música e da fotografia: Paulo Trancoso (presidente da Academia Portuguesa de Cinema), Cláudia Clemente (escritora, realizadora e fotografa), Paulo Pires (ator), Fernando Vasquez (jornalista, critico de cinema e diretor de programação cinematográfica), Lúcia Pires (realizadora, argumentista, produtora e atriz) e Bruno Carnide (realizador, professor universitário, programador cinematográfico e curador).

Na segunda-feira, dia 9 de maio, começa o Ciclo Formativo Ymotion 2022, composto por sete workshops e masterclasses gratuitos, que decorrem até ao dia 14 de maio. Nestes workshops vão ser abordados temas como o documentário, o cinema de animação, o guionismo, a realização em smartphones e a produção em cinema, e envolve formadores como a atriz e realizadora Joana de Verona, o realizador Pedro Cabeleira, Ricardo Leite, a cantora e produtora Cláudia Pascoal, a realizadora Patrícia Santos, o produtor Gonçalo Galvão Teles, Inês Jonas, Andreia Ribeiro e Sara Santos.

Para conhecer melhor o Festival Ymotion, clique aqui.

Partilhar Artigo: