Revista Rua

2018-11-19T16:27:27+00:00 Cultura, Pintura

zet gallery apresenta exposição que é “regresso à pintura”

Exposição “Dualidades ou a essência da incorporação” apresenta o trabalho de cinco pintores na zet gallery até 10 de novembro.
Fotografias ©WAPA
Redação23 Outubro, 2018
zet gallery apresenta exposição que é “regresso à pintura”
Exposição “Dualidades ou a essência da incorporação” apresenta o trabalho de cinco pintores na zet gallery até 10 de novembro.

Localizada na Rua do Raio, em Braga, a zet gallery apresenta, até 10 de novembro, a exposição “Dualidades ou a Essência da Incorporação”, uma coletiva que reúne cinco propostas artísticas “que partem da pintura para a construção dos objetos e questionam conceitos como figuração e abstração, barroco e minimal, som e silêncio, erotismo e naïf”. De acordo com a curadora Helena Mendes Pereira, esta exposição é “um regresso à pintura (ready made historicista) e à interpelação do espaço expográfico como cubo branco da construção dos sonhos”. Alexandre Coxo (n.1987), André Lemos Pinto (n.1976), Fátima Santos (n.1983), Maria João Oliveira (n.1946) e a dupla Sofia Leitão & Henry Nesbitt são os cinco artistas convidados para este “ready made historicista” na zet gallery. “No primeiro confronto com os artistas e as obras que integram a nova exposição da zet gallery, o visitante compreenderá, não só o domínio da pintura, como a prevalência de composições que partem dos elementos base da geometria – ponto, linha e plano – e que se articulam através de exercícios pictóricos diferenciados por paletas identitárias de perfis e de quadros conceptuais”, revela Helena Mendes Pereira, acrescentando ainda: “a cor é o que nos prende à chegada, multifacetadamente aplicada sobre a combinação de elementos, abstrato-geométrico ou geométrico-figurativos, saltando em texturas ou em aplicações tridimensionais”.

A exposição é de entrada livre.

Partilhar Artigo: