Revista Rua

2020-07-09T18:23:33+01:00 Radar

The Hood desafia artistas portugueses a criarem arte urbana em autocarros

O The Hood é um verdadeiro hub criativo, permanentemente ativo e que representa uma experiência de compra alternativa, para quem não gosta de se deslocar aos tradicionais shoppings.
The Caver
Redação9 Julho, 2020
The Hood desafia artistas portugueses a criarem arte urbana em autocarros
O The Hood é um verdadeiro hub criativo, permanentemente ativo e que representa uma experiência de compra alternativa, para quem não gosta de se deslocar aos tradicionais shoppings.

Com a reabertura do The Hood, após o necessário encerramento devido à pandemia, há novidades que prometem surpreender tudo e todos. Kruella d’Enfer, The Caver, Samina e Oker são alguns dos artistas responsáveis pela decoração exterior de várias lojas móveis, que irão alojar marcas como Olá ou Medusa Shisha Lounge.

O The Hood é um verdadeiro hub criativo, permanentemente ativo e que representa uma experiência de compra alternativa, para quem não gosta de se deslocar aos tradicionais shoppings. Trata-se de um conceito inovador em Portugal, no qual, através da partilha de ideias, arte, conceitos e vivências, é possível promover o espírito de bairro e comunidade – num espaço que se caracteriza como um anti-mall. Aqui, as componentes artísticas, lúdicas e criativas convivem em pé de igualdade com a componente comercial, oferecendo um mix de lazer, cultura, alimentação e ainda retalho.

A par deste recomeço, o The Hood lançou um desafio a vários talentos portugueses: decorar autocarros, inspirando-se na arte urbana. Isto porque o espaço conta agora com várias estruturas móveis para o segmento da restauração, que foram remodeladas por artistas nacionais, graças a uma parceria exclusiva. A abertura dos restaurantes, neste formato, está prevista para o final de julho, embora estas obras de arte já possam ser conhecidas no espaço localizado junto à praça central do UBBO, na Amadora.

Para o diretor de operações do The Hood, Ivan Moreno: “Um dos principais objetivos do The Hood foi desde sempre tornar-se num hub criativo para artistas portugueses emergentes. Juntamente com o nosso parceiro Mistaker Maker, responsável pela curadoria artística, temos conseguido aliar diversos talentos de diferentes áreas a projetos comerciais, apresentando resultados únicos e originais”.

Uma das primeiras intervenções realizadas nesta iniciativa foi o food truck da marca portuguesa de gelados, a Olá, pela autoria da artista Kruella d’Enfer, que se inspirou nos valores da marca, através de um universo visual encantado – que é já muito comum no seu portefólio. Já o artista The Caver procurou explorar a vertente urbana num American school bus, apresentando uma composição harmoniosa de cores e formas lineares, inspiradas no ambiente jovem e urbano do The Hood. Este autocarro irá acolher o Medusa Shisha Lounge.

Samina é o artista destacado no primeiro Military Bus do The Hood. Com uma longa experiência em arte urbana, Samina é autor de uma linguagem muito própria, na qual procura incorporar outros elementos das suas raízes artísticas, como a arquitetura e o design gráfico. O objetivo nesta intervenção passou por explorar as formas geométricas e os retratos numa estrutura robusta e singular.

O trabalho mais recente tem autoria de Oker, reconhecido pela sua versatilidade nas abordagens estéticas. Nesta obra, o artista apostou num projeto com linhas orgânicas e personagens animadas. Para a criação deste projeto foi escolhido um Bristol Bus – o icónico autocarro britânico de dois andares – que permitiu arriscar com as formas e as texturas, resultando numa composição mais clean e divertida.

Além desta novidade, o espaço terá ainda novas marcas em formato pop-up, que irão ser alocados em contentores, stands, corners, mercados e até mesmo em novas estruturas móveis, que surgem em espaços premium do bairro artístico.

Partilhar Artigo: